Logo

TV DIGITAL: Peru é o primeiro a aderir ao padrão nipo-brasileiro

24.04.09

TV DIGITAL: Peru é o primeiro a aderir ao padrão nipo-brasileiro


O ministro dos Transportes e Comunicações do Peru, Enrique Cornejo, anunciou hoje a escolha padrão nipo-brasileiro de TV Digital.Em solenidade no palácio do Governo, o ministro ressaltou a mobilidade, em seu discurso, com um dos fatores determinantes para a escolha "após exaustivas análises a respeito", por parte da comissão multisetorial formada em 21 de fevereiro de 2007. A cooperação econômica que o Japão ofereceu para implementar o sistema digital no país tambem foi considerada.


As informações são da RPP.


Em março, a associação de radiodifusores do Peru, SNRT (Sociedad Nacional de Radio Y Televisión), já havia manifestado publicamente o seu apoio à adoção do padrão nipo-brasileiro.


As transmissões digitais deverão iniciar em 2011.


Com o anúncio, o país se torna o primeiro país da America do Sul a aderir ao padrão nipo-brasileiro, fazendo valer todo esforço do governo Lula nos últimos meses nesse sentido. Desde janeiro o ministro Hélio Costa e outras autoridades brasileirastêm visitado diversos paises da região para ressaltar as qualidades e vantagens do modelo adotado no Brasil.


É grande a expectativa, em Brasília, quanto a um possível anúncio de adesão ao padrão nipo-brasileiro também pela Argentina, já nos próximos meses. Chile, Equador e Venezuela tambem vêm demonstrando interesse pelo padrão nipo-brasileiro. Na região, só Colômbia e Uruguai já declararam a opção pelo sistema europeu (DVB).


 




Outras Notícias

+| Todas as Notícias