Logo

Abert avalia como positivo primeiro ano da TV digital

12.12.08

O ritmo de introdução do novo padrão de TV é "muito positivo", na avaliação do presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), Daniel Pimentel Slaviero. Segundo ele, a adoção do novo padrão já supera o cronograma inicial do Sistema Brasileiro da TV Digital Terrestre (SBTVD). Segundo dados do Fórum do SBTVD, foram vendidos 150 mil receptores fixos (conversores externos e embutidos em TVs), e outros 150 mil receptores móveis (celulares, minitvs e pen-drives), atingindo 645 mil telespectadores


Apenas nesta semana, a transmissão digital chega a Salvador e Campinas. "A previsão para 2009 é cobrir todas as capitais e cidades com mais de 500 mil habitantes do país. É claro que, como qualquer mudança tecnológica, a transição da TV analógica para a digital também acontecerá por etapas", afirma Slaviero. A expectativa da entidade é de crescimento exponencial no número de telespectadores, no próximo ano, impulsionado pela chegada da interatividade e a maior oferta de receptores fixos e portáteis. "O preço dos equipamentos seguem tendência de queda constante, o que beneficiará o usuário", explica.


Para o presidente, a implantação da TV digital é fruto do comprometimento do governo federal, da indústria, dos radiodifusores e de instituições de ensino e pesquisa. "O esforço de uma década de estudos e pesquisa começa a garantir, a cada vez mais brasileiros, uma televisão com alta qualidade de áudio e imagem, e novos recursos de interatividade, portabilidade e mobilidade." A Abert representa 2,5 mil emissoras de rádio e 300 de televisão.



1/12/2008 - 18:17


Fonte: ABERT




Outras Notícias

+| Todas as Notícias